Instrumentos como o paquímetro, o micrometro e o relógio comparador são bem conhecidos para os mecânicos. Eles são utilizados quase que diariamente para medir comprimentos, desalinhamentos e diâmetros. Mas existem outras grandezas que precisam ser controladas. Em muitos serviços é necessário saber com exatidão valores de pressão, temperatura e até mesmo posicionamento global para que o objetivo final seja alcançado com qualidade.
A seguir vamos fazer uma breve apresentação sobre alguns instrumentos bastante conhecidos para os inspetores de dutos e solda que nos leem, por favor, não deixem de comentar e enriquecer o nosso conteúdo. Já para a maioria dos técnicos em mecânica, muitos destes instrumentos ainda são desconhecidos, mas podem ser muito úteis para a resolução de problemas que aparecem no dia a dia de trabalho, observem:
Medição de espessura
Medição de temperatura
O pirômetro de contato, mede a temperatura apenas na superfície dos materiais. Ele tem o inconveniente de o operador ter chegar muito próximo da fonte de calor. Constituem-se de um indicador e um sensor. O sensor muitas vezes deve ser descartado após cada medição.
Já o com o pirômetro infra-vermelho, o operador pode ficar à distância, não existe a necessidade de troca de sensor a cada medição porque ele não existe. Este aparelho apresenta leituras rápidas e com precisão.
Outro acessório que torna possível a medição de temperatura, porém com menos precisão, são os lápis de fusão. Eles possuem vários tipos de material fundente para serem aplicadas em temperaturas de 38 a 1370ºC. Cada lápis é indicado para uma faixa de temperatura, se quando ele tocar na peça aquecida o seu material derreter, quer dizer que a peça está pelo menos na temperatura de fusão do material do lápis.
Hi-Lo
O nome vem do inglês High-low (alto-baixo). Serve para detectar desalinhamentos, alturas de cordões de solda e desalinhamentos de flanges. Seu funcionamento é bem parecido com o funcionamento de um paquímetro. Ele possui duas pontas de contato que conseguem captar diferenças de alturas e mostrar em uma escala de medição.
Medir inclinação
Para medir a inclinação de uma superfície como uma tubulação pode-se utilizar o clinômetro, também chamado de inclinômetro ou medidor nível angular. Consiste de uma base magnética e um nível acoplado a um ponteiro. Quando o aparelho sofre alguma inclinação, o ponteiro mostra o valor na escala existente no visor do instrumento.
Medir espessura de tinta
A tinta presente nos equipamentos não tem apenas função estética, ela na verdade é a principal proteção contra a oxidação. Assim, muitas vezes é necessário fazer a checagem da camada de tinta ideal para proteger determinado equipamento. Uma camada muito fina pode não ser capaz de desempenhar seu papel de proteção com eficiência.
O medidor de película úmida serve para fazer a verificação logo após a aplicação da tinta. Tratá-se de uma chapa com alguns dentes posicionados em alturas diferentes. Quando a face que contém os dentes é colocada em contato com a tinta, alguns dentes de sujam e outros não. O dente mais recuado que se suja representa a espessura da camada de tinta.
Já o medidor de película seca serve para medir a espessura da tinta seca. Tratá-se de um dispositivo que possui um ímã. A espessura da tinta diminui a atração do metal com o ímã do aparelho. O instrumento, então, interpreta esta atração e transforma em uma medida indicada no mostrador.
Detectar trinas e imperfeições
Para detectar trincas imperceptíveis ao olho nú pode ser utilizado um aparelho chamado Holiday Detector. Este instrumento gera um campo magnético que é sensível à imperfeições com trincas. Quando o aparelho detecta esta imperfeição ele emite um sinal sonoro e o operador marca o local com uma caneta industrial para fazer a correção.
Medição de pressão
O instrumento mais usado para medir pressão é o manômetro. Mas os manômetros também precisam ser medidos, ou melhor, aferidos. O equipamento usado para isto é a balança de peso morto. Ela faz a comparação entre a pressão do manômetro que se quer aferir com a pressão do manômetro que já existe no equipamento.
Posicionamento
Quando vão ser montados os gasodutos, por exemplo, é importante saber exatamente a localização da linha de transmissão de gás. O velho GPS (sistema de posicionamento global), que é utilizado no carro, pode ajudar neste serviço. Ele fornece um posicionamento com bastante precisão de um qualquer ponto na superfície terrestre.
Analisar o solo
Para analisar objetos enterrados como tubulações, por exemplo, pode-se utilizar o GPR (radar de posicionamento global). Este aparelho emite sinais eletromagnéticos que são refletidos quando encontram algum objeto enterrado e transmitem informações de formato e dimensões dos objetos enterrados.
Nenhum comentário :
Postar um comentário
Contribua conosco, deixe sua opinião, crítica ou sugestão: