O torno mecânico é uma máquina-ferramenta que trabalha com movimento de rotação de uma peça geralmente cilíndrica e uma ferramenta que tem apenas uma aresta cortante.
O torno que vemos ao lado é o resultado de um longo processo evolutivo. Costumamos dizer que o torno é o pai de todas as máquinas ferramentas, na verdade, com algumas modificações, ele consegue realizar trabalhos que fazemos em fresadoras, retificas, furadeiras, etc.
Vamos dar uma olhada em como esta máquina evoluiu para se tornar uma das principais máquinas nas oficinas de usinagem do mundo inteiro:
Este foi o primeiro torno que existiu. Tratava-se de uma corda com uma das pontas amarrada na ponta de um galho ou uma vara e a outra ponta enrolada na peça. O trabalho era realizado quando a o galho subia e puxava a corda fazendo a peça girar.
Este torno precisava de duas pessoas para ser operado. Enquanto um servo girava a polia, uma correia movimentava um fuso onde a peça era presa. Um artesão, o operador do torno, segurava a ferramenta com as mãos e cortava o material.
Até mesmo o gênio italiano Leonardo da Vinci deu sua parcela de contribuição no processo evolutivo do torno. Ele projetou um torno que poderia ser operado por uma única pessoa e trabalhava com movimento de rotação contínuo. O sistema motriz é parecido com o de uma máquina de costura.
Torno paralelo
Em meados do século XIX, dois inventores ingleses, Henry Maudslay e Joseph Whitworth, colocaram vários acessórios nos tornos da época, o que proporcionou um grande avanço na produção de peças torneadas. Eles criaram o porta-ferramentas (que possibilitou trabalhar com materiais mais duros pois o torneiro não precisaria mais segurar as peças com as mãos), o recambio e o fuso para avanços automáticos, acoplaram o torno a um motor a vapor e adicionaram uma polia escalonada para fazer troca de rotações.
A partir deste momento os tornos foram apenas se especializando em algum tipo de aplicação, surgindo as seguintes variações:
Indicado para trabalhar com peças de grande diâmetro, a altura da ponta em relação ao barramento é bem grande.
Torno vertical
É utilizado para trabalhar com peças pesadas. Recebe este nome devido à posição do seu eixo árvore.
Torno revolver
É um torno semi-automatizado. Possui uma torre que aloja várias ferramentas, o que traz grande praticidade durante sua operação.
É o tipo mais utilizado hoje em dia. Serve para uma grande variedade de aplicações, apresentando muita versatilidade.
É uma máquina operatriz que trabalha em conjunto com um unidade de comando, um computador. Interpretando uma linguagem específica, a máquina usina a peça programada.
gostei
ResponderExcluirgostei bastante, ficou bem fácil de entender. Só acho q poderia ser um pouco mais detalhado. Parabéns.
ResponderExcluirOtimo... Exatamente o que eu estava procurando. Parabéns pela iniciativa
ResponderExcluirMUITO BOM, PRINCIPALMENTE AS ILUSTRAÇÕES.
ResponderExcluirmuito bom, as ilustrações deram mais vida ao conteudo.
ResponderExcluirAdorei a história, do torno, e Leonardo Da Vinte está quase tudo excepcional, até no torno a pedal, muito interessante.
ResponderExcluir