Em nossa enquete dos meses de novembro/dezembro perguntamos o que aconteceria se injetarmos óleo ou ar comprimido, ao mesmo tempo, nas duas câmaras de um cilindro de dupla ação. Esta pergunta foi feita a mim uma vez em uma entrevista de emprego e, assim como a maioria dos nossos leitores que responderam a enquete (51%), eu achava que o cilindro ficaria parado, mas esta não é a resposta correta. Outros 7% também erraram porque disseram que o cilindro iria retornar. Apenas 40% acertaram, respondendo que o cilindro iria avançar se recebesse pressão dos dois lados do êmbolo ao mesmo tempo.
Antes de explicar porque o cilindro avança vamos mostrar as principais partes de um atuador hidráulico ou pneumático:
Para o cilindro avançar ou retornar, o fluido preenche uma das duas câmaras fazendo a haste se movimentar. Observando o desenho, se o fluido preencher a câmara vermelha o cilindro avança e se o fluido preencher a câmara azul o cilindro retorna.
O espaço colorido de vermelho chamamos de câmara traseira e o espaço preenchido de azul chamamos de câmara dianteira.
Se imaginarmos o êmbolo olhando por traz e pela frente veremos a imagem ao lado. A pressão nas duas câmaras é a mesma, de acordo com o "Princípio de Pascal". Mas as áreas são diferentes, observe que na parte da frente do êmbolo, pintada de azul, temos uma área menor para o fluido empurrar o componente, isto porque a parte branca no centro da figura do êmbolo, representa a área que é ocupada pela haste do cilindro. Assim, a força que é produzida pelo fluido na câmara traseira é maior do que na câmara dianteira, fazendo com que o cilindro avance.
Nenhum comentário :
Postar um comentário
Contribua conosco, deixe sua opinião, crítica ou sugestão: