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Princípio de Pascal e Prensa Hidráulica

Quem tem no carro um macaco hidráulico, quando precisa trocar o pneu realiza uma força de 5kgf a 10kgf para levantar um automóvel de mais de 1000kg (de massa). Como isso é possível? O físico e matemático francês Blase Pascal (1623-1662), estudando o comportamento do fluídos sob pressão, descobriu como seria possível esta multiplicação de força.

Em seus estudos, Pascal descobriu que se ele confinasse um fluído em um recipiente e exercesse pressão sobre este fluído, esta pressão seria "transferida" a qualquer ponto do recipiente, independente de seu formato, exercendo forças iguais em áreas iguais.
É justamente o Princípio de Pascal que torna possível levantar um automóvel de mais de uma tonelada manipulando uma pequena alavanca. Um macaco hidráulico, uma prensa, um elevador hidráulico ou qualquer outro dispositivo que utiliza um fluido sob pressão para transmitir força, funcionam graças aos fenômenos físicos descobertos por Pascal. Quando desejamos realizar a multiplicação de forças, significa que teremos o pistão maior movido pelo fluído deslocado pelo pistão menor. Ou seja, o número de vezes que um pistão é maior do que o outro é igual ao número de vezes que a força será multiplicada.




Quantos "pistõezinhos" caberiam no lugar do pistão grande? 3, 10, 20, 100...? Então a força transmitida será 3, 10, 20, 100... vezes maior. Matemáticamente é possivel calcular esta relação através da seguinte fórmula:
Abaixo temos um pequeno vídeo muito bom sobre  a prensa hidráulica:


Na nossa seção de dowloads temos os softwares Fluidsim, que são simuladores de circuitos hidráulicos e pneumáticos, clique aqui para ver. Temos também vários vídeos, livros e apostilas sobre este assunto.

Quer mais informações sobre este assunto? Pesquise aqui:


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2 comentários :

  1. O Felipe, um de nossos leitores deseja fazer um elevador, para uma moto, utilizando compressor e ar comprimido, ele fez contato por e-mail e exclarecemos o seguinte:
    "O ar é altamente compressível, o compressor precisará produzir cada vez mais ar quando você elevar a moto. Mas este não é o maior problema, o ar tem muita facilidade em vazar, será muito difícil conseguir vedar os locais por onde o ar pode escapar. A sugestão é você utilizar óleo (pode ser lubrificante mesmo) ao invés de ar. Não precisa ter bomba de óleo, uma alavanca acoplada ao pistão pequeno já pode resolver. Quanto ao tamanho do pistão acredito que a postagem te ajudará."

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  2. Me ajudou muito este texto. Bem explicado, parabéns!

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